top of page

Avaliação diagnóstica

diagnostico autismo

Quando você suspeita que há algum atraso no desenvolvimento do seu filho, é essencial procurar profissionais capacitados para realizar a avaliação diagnóstica.


Esse tipo de avaliação visa auxiliar no processo de diagnóstico diferencial de crianças com atrasos no desenvolvimento. É feita de maneira multidisciplinar, ou seja, por vários profissionais que trabalham em conjunto. A partir dessa avaliação, é possível fazer o encaminhamento para as terapias especializadas.

Terapia ABA

terapia aba

A terapia ABA tem como base a ciência da Análise do Comportamento e é um dos tratamentos mais indicados para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 A terapia ABA consiste no ensino intensivo e generalizado das habilidades necessárias para maior autonomia e qualidade de vida. Além disso, antes de iniciar a intervenção, sempre é feita uma avaliação minuciosa do repertório comportamental da criança, a qual visa definir dificuldades e potencialidades e garante seu caráter individualizado. 


Algumas habilidades desenvolvidas na terapia ABA são: habilidades básicas de comunicação, habilidades sociais, habilidades de brincar, habilidades emocionais, habilidades de vida diária e também a redução de comportamentos interferentes. 


É caracterizada por ser intensiva, individualizada e deve acontecer em vários ambientes da criança. Para isso, contamos com nossa equipe de Acompanhantes terapêuticos (ATs), profissionais capacitados para o atendimento na escola e domicílio.

Terapia Ocupacional

psicoterapia infantil

A terapia ocupacional tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento das habilidades necessárias para desempenhar atividades da vida diária s de forma independente e significativa. Isso envolve o  desenvolvimento e manutenção das atividades funcionais da rotina, como vestir-se, comer, tomar banho e até mesmo brincar. 

Psicoterapia

5B6FB954-1CF2-48AF-885A-B074CC37C602.jpeg

A psicoterapia comportamental é Indicada para crianças a partir dos 4 anos com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional, cuja as principais dificuldades são relacionadas a aspectos socioemocionais. Na psicoterapia, os objetivos são construídos continuamente durante o processo terapêutico. Alguns repertórios que podem ser trabalhados nessa especialidade são: autoconhecimento, autoestima, responsabilidade, construção de valores, controle dos impulsos, assertividade e habilidades sociais.

Fonoaudiologia 

fonoaudiologia

A Fonoaudiologia tem como objetivo ampliar as capacidades comunicativas e de habilidades sociais da criança, para perceber o outro, fazer trocas interativas, expressar seus desejos e necessidades, sua opinião!
 
A Comunicação Alternativa/Aumentativa, e o uso de figuras e imagens como apoio visual, possibilitam a comunicação funcional seja ela expressiva ou não.

Psicopedagogia

pexels-mikhail-nilov-8923028.jpg

A psicopedagogia tem como objetivo avaliar e intervir diretamente nas dificuldades acadêmicas e transtornos de aprendizagem. Por meio de ensino de repertórios e modificações e adaptações curriculares, promove a inclusão de crianças com desenvolvimento atípico.

bottom of page